Métricas de E-commerce: nunca deixe de acompanhar esses dados

0
métricas de e-commerce

Métricas sempre foram importantes para os negócios, desde a invenção da escrita na Mesopotâmia, onde usavam dados para acompanhar a colheita, até o mais avançado dos e-commerces dos dias de hoje. 

E o que elas trazem de tão vantajoso? Uma base lógica e exata para medir performance, acompanhar resultados e realizar mudanças estratégicas. 

Em se tratando de marketing digital e comércio eletrônico, o número de métricas que podem ser mensuradas é enorme. 

Todavia, algumas delas não podem ser negligenciadas em hipótese alguma. E é exatamente isso que você encontra neste post: as principais métricas de e-commerce. 

Vamos lá? Acompanhe este texto até o final! 

Vendas

Uma empresa, para se manter no mercado, precisa de receita. Essa é uma regra fundamental que qualquer empreendedor sabe de cor. 

Entretanto, quando falamos de e-commerce, o acompanhamento dessa métrica pode ganhar em complexidade e detalhes. 

Além de acompanhar o número vendas em si, o comércio eletrônico demanda uma análise mais profunda de como essas vendas foram realizadas. 

Assim, deve-se acompanhar também dimensões de dados como campanha, cupom de desconto e mídia em relação às vendas completadas. 

Retorno sobre o investimento

Também chamado de ROI, do inglês Return On Investiment, essa métrica é usada para quantificar qual retorno em vendas está sendo alcançado com dado investimento em campanhas. 

Tal mensuração é de grande relevância na hora de escolher quais canais de mídia vão receber a maior parcela de investimento. 

Por exemplo: depois de um mês anunciando no Facebook, Instagram e Google, você percebe que ROI do Google está 20% maior em comparação a outras mídias. 

Naturalmente, um caminho a ser seguido é aumentar o valor investido nesse tipo de campanha e também realizar ajustes nos anúncios das redes sociais a fim de melhorar seu ROI.  

Acessos

métricas de e-commerce

Essa é outra métrica que parece simples à primeira vista, mas traz diversas implicações para donos de e-commerce e sua equipes de marketing.

Acompanhar o número de acessos reflete, de alguma forma, a saúde do seu negócio e pode ser um fator definidor para certas estratégias. 

Por exemplo, o Inbound Marketing busca aumentar o tráfego orgânico (número de acessos) e conversão de visitantes em clientes. 

Entretanto, é preciso se aprofundar nessa métrica, cruzando informações entre acessos, origens de tráfego e conclusões de meta, por exemplo. 

Taxa de conversão 

Similarmente ao ROI, a taxa de conversão é usada para medir o sucesso de alguma ação no seu e-commerce. 

Essa ação, no caso, é que o chamamos de conversão, ou seja, algo que tenha valor para você. 

Uma conversão pode ser uma venda, um cadastro na newsletter, um clique no Fale Conosco, entre outras coisas. 

E taxa de conversão é realizada pela divisão dos visitantes de uma página pelo número de ações realizadas. 

Assim, uma página de produto que recebe 100 visitas e obtém 10 compras terá uma taxa de conversão de 10%. 

LTV (Lifetime Value)

Essa métrica é um pouco mais avançada, mas também muito importante para a mensuração da performance de um e-commerce. 

O LTV é uma média de quanto cada cliente gasta no período em que eles se relacionam com sua empresa. 

Portanto, para chegar nesse número você precisa usar seu ticket médio, o número de vezes que um mesmo cliente realiza compras contigo e o tempo que esse relacionamento dura. 

Custo por aquisição de cliente (CAC)

Oriundo do inglês Customer Acquisition Cost, o CAC é uma forma de saber qual valor sua empresa gasta, em média, para adquirir um novo cliente. 

Diferentemente do ROI, essa métrica leva em conta seu investimento total em vendas em marketing e o número de novos clientes adquiridos em um dado período de tempo. 

Nessa conta, além dos seus investimentos em campanhas, considera-se em outros custos, como plataforma de e-commerce, equipe de vendas, etc. 

Custo por clique (CPC)

Como o nome evidencia, essa métrica de e-commerce mostra o quanto está sendo pago por clique em um anúncio. 

Ela é especialmente importante para mensurar campanhas na web, como redes sociais, campanhas de busca e remarketing. 

Para um CPC otimizado, deve-se trabalhar a segmentação de forma estratégica e agregar valor com anúncios atraentes e relevantes. 

Para calcular essa métrica é só dividir o valor total dos cliques pelo número de cliques recebidos, chegando ao CPC da campanha ou anúncio sendo analisado. 

Taxa de abandono de carrinho

Usuários abandonam carrinho de e-commerce por razões diversas e diminuir essa taxa é um grande desafio para empreendedores e suas equipes. 

Quando essa métrica começa a subir, é preciso investigar as possíveis causas e fazer testes em busca de uma resolução. 

Páginas de check-out complicadas, insegurança na transação financeira e valor alto do frete são alguns dos motivos mais comuns que levam ao abandono de carrinho. 

Taxa de rejeição

Outra taxa que você deseja que esteja sempre em baixa é a de rejeição. 

Na prática, ela é contabilizada com base no comportamento do usuário ao visitar uma página do seu e-commerce. 

Toda vez que uma nova sessão inicia e termina sem que o usuário navegue para qualquer outra página do seu site, uma rejeição é contabilizada. 

Isso também acontece por muitas razões, como preço muito alto, descrição do produto incompleta, velocidade do site, entre outras coisas. 

Portanto, essa é mais uma métrica de e-commerce que você não pode deixar de acompanhar de perto frequentemente. 

Neste post nós listamos alguns dados que são de fundamental importância para qualquer comércio eletrônico

Além disso, seu negócio pode ter nuances e necessidades especiais, por isso, deve-se pensar individualmente quais dados devem ser acompanhados no seu caso. 

Quer aprender um pouco mais? Confira 8 dicas incríveis de marketing para e-commerce. 

Indo além, convidamos você para participar da nossa comunidade de comércio eletrônico. 

O Sucesso no E-commerce foi criado para pessoas como você, em busca de conhecimento, insights e dicas para melhorar a performance dos seus negócios.

Baseado em oferecer conteúdos novosapoio networking para profissionais de e-commerce, marketing e micro e pequenos empreendedores.

Os vídeos trazem grandes nomes do mercado brasileiro que aprenderam na prática quais ações e estratégias funcionam melhor para vencer no segmento. 

Vem para nossa comunidade Sucesso no E-commerce, é Grátis!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here